TESTANDO

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Iogurte Grego

Finalmente aprendi a fazer o tal "Grego"

Gosto muito de fazer coalhada, faço a cada dois dias. Sei fazer a coalhada síria também. O que eu não sabia é que o iogurte grego fica entre a coalhada e a coalhada síria, Fiz as minhas devidas adaptações, sem muita complicação e eis que surge o melhor Grego que já tomei, delicioso, tanto quanto os comprados nos supermercados.

Fazendo a coalhada:
1 litro de leite desnatado
1 copo de iogurte desnatado  
coloca-se em um recipiente de plástico próprio para microondas ou vidro, meio litro de leite desnatado.
leve ao microondas (já disse que "adooooroooo" um microondas).
tempo de 3 minutos e trinta segundos ( no meu microondas, como já disse, tem que testar!), mas não deve dar muita diferença.
Após esse tempo, retiro e acrescento a outra metade do leite, se precisar, coloque o dedo (devidamente lavado) e sinta a temperatura, se você sentir quente, mas suportável, está no ponto, se não estiver suportável, está acima da temperatura certa, acrescente um pouquinho de leite frio, mas vá testando.
Depois de misturado o leite quente no frio, misture o copo de iogurte e mexa bem, tampe. Eu deixo no forno (desligado claro) por aproximadamente 12 horas em dias quentes, mas em dias frios espero até 16 horas para coalhar. Não coloco manta, luz, nada disso, apenas não mexo!
Agora a parte interessante, proceda como se fosse fazer a coalhada síria. Eu uso um recipiente plástico, próprio para microondas, uma peneira fina comum, mas grande; um pano de prato feito de saco de farinha de trigo, em qualquer loja do ramo acha esse pano, branquinho e ótimo para filtrar. Coloco a peneira em cima do recipiente de plástico, o pano e deito a coalhada pronta, tampo e levo a geladeira por 2 a 3 horas no máximo, prefiro 2 horas e 30 minutos, mas tudo depende, dá uma olhada na textura. Após esse tempo, retire da peneira, passe para uma tigela de vidro e é só bater com a colher mesmo, vá mexendo até dissolver as bolinhas e ficar lisinho, nesse eu acrescentei baunilha, ( mais uma dica da Rose) mas não ponho açúcar, deixo a gosto. Simples assim e deliciosamente igual, testado e aprovado!
Rende 5 tacinhas dessas da foto (fica bem reduzido) mas vale a pena!
www.maristelagsalgado.blogspot.com.br
utensílios necessários 

www.maristelagsalgado.blogspot.com.br
o pano de prato de saco de farinha

www.maristelagsalgado.blogspot.com.br
Colocando a coalhada na peneira

www.maristelagsalgado.blogspot.com.br
Após 2 horas e 30 minutos na geladeira

www.maristelagsalgado.blogspot.com.br
está pronto, só falta bater!

www.maristelagsalgado.blogspot.com.br
Sai facilmente do pano, retire com a própria colher!

www.maristelagsalgado.blogspot.com.br
Já batido com a baunilha


www.maristelagsalgado.blogspot.com.br
Coloque em tacinhas ou em potinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.